O trabalho das equipes da Prefeitura de Maringá segue intenso neste sábado, 14, para limpeza e desobstrução de vias e retirada de árvores. A rajada de vento do último sábado, 7, que chegou a 110 km/h, foi a mais forte já registrada na cidade desde 1976, quando a Estação Meteorológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começou a operar, e derrubou mais de 700 árvores na cidade. Dessas, 115 foram removidas sobre casas. As equipes trabalham na remoção de outras 28 árvores que caíram sobre residências.
A estimativa é de que o número de quedas de árvores seja ainda maior, já que há subnotificação de ocorrências, como explica o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, coordenador do Gabinete de Gestão de Crise. “Dividimos a área atingida pelo temporal em quatro quadrantes e estamos com equipes in loco para verificar todos os pontos. Observamos que há casos subnotificados de quedas de árvores, ou seja, situações que não chegaram pelos canais oficiais e que nossa equipe identificou durante o trabalho nas ruas. Então, esse número deve aumentar nos próximos dias”, destaca.
O secretário reforça que o serviço de remoção de árvores sobre casas exige a utilização de técnicas e equipamentos adequados, para preservar a estrutura do imóvel e garantir a segurança dos servidores. Logo após o temporal, o prefeito Ulisses Maia instaurou o Gabinete de Gestão de Crise e vem acompanhando os trabalhos das equipes. Reunido com os servidores, ele agradeceu o empenho dos profissionais, que atuam de forma contínua desde o último sábado, 7. "Desde o momento em que nossa cidade foi atingida por esse forte temporal, nossas equipes estão nas ruas empenhadas, trabalhando de forma ininterrupta para retomar a normalidade. Seguiremos com a força-tarefa realizando todos os atendimentos necessários para a comunidade”, destacou.
Energia elétrica - Os servidores municipais também atuam no restabelecimento de padrões de energia elétrica de imóveis. Até às 13h deste sábado, 14, o município havia recebido 385 ocorrências. Dessas, 300 solicitações foram atendidas e 45 estão em andamento.
Os domicílios e estabelecimentos comerciais que estão sem energia devido a danos no padrão de energia podem registrar a ocorrência na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura (acesse aqui). Nestes casos, a Copel realiza o desligamento da energia para o trabalho das equipes de arborização. Na sequência, a Copel restabelece a energia da via pública e, só depois, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) atua no restabelecimento do padrão de energia.
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