sexta-feira, 3 de março de 2017

SARANDI LANÇA NESSE FINAL DE SEMANA CAMPANHA CONTRA A DENGUE NA CIDADE !!!



Vacinação contra a dengue, em Sarandi, quer atingir 21 mil pessoas entre 15 e 27 anos  Começa nesta sexta (3) e segue até o dia 31 de março a vacinação contra a dengue em Sarandi, nas unidades de saúde, Supermercados, colégios,  feiras-livres, igrejas e outros postos na cidade.
A Diretora de Epidemiologia de Sarandi Ayla informou que a cidade está com índice 10.1 de larvas do mosquito Aedes Aegypti de 10.1, considerado alto risco para epidemia, segundo a Vigilância Epidemiológica. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar aproximadamente 21 mil pessoas com idades entre 15 e 27 anos.  A primeira campanha foi realizada no ano passado, mas a exemplo de todo o Paraná, a procura pela vacina foi baixa: 42,7% receberam a primeira dose.  A ação do mosquito se tornou um problema grave de saúde pública. Ano   passado, pelo menos 794 pessoas morreram no Brasil em escorrência de dengue, zika e chikungunya, todas elas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Dessas mortes, 629 foram provocadas pela dengue. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde registrados até 24 de dezembro de 2016.
Além dos inúmeros casos de microcefalia em bebês, em razão da infecção por Zika.De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (4 sorotipos) e ajuda a reduzir em 93% os casos graves da doença, que podem levar à morte.  O medicamento deve chegar ao município na quarta (1).  Para facilitar o acesso à imunização, além das unidades de saúde, Supermercados, feiras-livres, templos religiosos, empresas e colégios estaduais também serão usados como postos de vacinação, aos sábados.

Fonte Secretaria de Saúde de Sarandi
Texto - Asses. de Comun. Sdi
foto Ailton Machado/Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário