Para intensificar as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Maringá iniciará a aplicação do fumacê a partir desta sexta-feira, 16, no período da tarde, em áreas de 12 localidades da cidade. Foram selecionadas 702 quadras dentro dos bairros para aplicação do inseticida. A seleção dos locais considera o número de casos confirmados e notificados da doença e o índice de infestação do 1º Lira. A ação é uma das frentes de trabalho do município, que também realiza mutirões e ações diárias para combate da doença.
A aplicação do fumacê ocorre em cinco ciclos, com um intervalo de retorno de três a cinco dias entre cada etapa. Isso significa que, se o carro do fumacê passar em determinado dia na sua rua, ele deve retornar em no mínimo três ou no máximo cinco dias, dependendo das condições climáticas, até completar cinco aplicações.
“O fumacê tem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para aplicação e trata-se de um veneno. Por isso, foram selecionadas apenas algumas ruas destes bairros. O inseticida é a última estratégia utilizada no combate à dengue e, infelizmente, chegamos neste momento em algumas áreas que apresentam maior incidência de casos da doença. Realizamos mutirões nestes locais e intensificamos os cuidados, mas o cenário segue critíco”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário