A Prefeitura de Maringá investe em melhorias de micromobilidade, conceito que se refere ao deslocamento de veículos leves para distâncias curtas. Como a construção de uma nova ciclovia, na Avenida Mário Clapier Urbinati, cuja ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira, 6. As obras começarão nos próximos dias e a entrega está prevista para o primeiro semestre deste ano.
A nova ciclovia terá 750 metros de extensão, entre a Avenida Mandacaru e a Rua Cristal, no Jardim Universitário, com investimento de R$ 647 mil. Ela fará parte de um quadrilátero, ligando outras ciclovias existentes e bairros distantes, facilitando a locomoção da população. A pedido da comunidade, a gestão municipal também irá construir uma ciclovia na Avenida Tuiuti, de 4,4 km de extensão. A previsão é que a licitação seja publicada no fim deste ano e que a construção inicie em 2024.
Também estão previstas reformas de trechos das ciclovias mais antigas, como as das avenidas Mandacaru e da Pedro Taques. As melhorias e novos projetos foram debatidos com a comunidade durante a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), aprovado na Câmara. “O plano teve participação da comunidade nas audiências públicas. Estamos sempre monitorando as demandas para melhorar a mobilidade em Maringá”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.
Em janeiro foram instalados os dois primeiros semáforos para ciclistas na cidade, na esquina da Avenida Pedro Taques com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. O município também realizou a instalação de semáforos de pedestres, sinalização tátil e o prolongamento do canteiro central para a criação de áreas de segurança aos pedestres. O projeto será levado para outras regiões da cidade em breve, sendo o próximo no cruzamento das avenidas Horácio Raccanello Filho e Mauá.
Ciclovias - Maringá tem 43 km de ciclovias e a meta é chegar a 50 km até 2024. Segundo o PlanMob, as bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos na cidade, o dobro da média nacional, que é de 3%. A economia proporcionada com deslocamento para o trabalho é a principal razão para locomoção com as bikes em Maringá, sendo responsável por 52% dos 37,2 mil deslocamentos ′origem-destino′. Na sequência, aparece o deslocamento para escola, com 34%; compras e lazer com 5%; e diversos com 8%. A média de viagem é de 35 minutos, sendo que 41% dos maringaenses levam entre 16 e 30 minutos para percorrer o trajeto.
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