quinta-feira, 10 de março de 2016

Golpe para WhatsApp usa falsos emoticons para roubar dados pessoais


Um novo tipo de golpe enviado por mensagem do WhatsApp utiliza um falso aplicativo de emoticons para roubar informações de contato dos usuários. A fraude foi identificada pela empresa de segurança digital Eset.
A mensagem que lança o ataque sugere que o usuário instale no smartphone um novo pacote de emoticons. Quando o usuário clica no link para instalação, ele é direcionado para outro site que o instrui a compartilhar a "novidade" com dez amigos ou três grupos do WhatsApp para concluir o download.
Se este passo ocorrer, o usuário enganado é enviado para outro site que diz que a operação não foi concretizada. Uma nova instrução pede para atualizar o número do smartphone para prosseguir com a instalação. O objetivo por trás deste passo é inscrevê-lo em serviços pagos ou inseri-lo em uma lista de spam para instalar diversos aplicativos. Para se precaver, a sugestão é já conhecida: evite clicar em links duvidosos ou desconhecidos. Baixar um antivírus também pode ajudar; conheça algumas boas opções aqui.
O WhatsApp vem sendo alvo de ameaças similares nos últimos meses. Recentemente o nome do McDonald's foi usado para mandar as mensagens para os usuários do aplicativo, sob o pretexto de um grande desconto. Outro prometia ativar o recurso de videochamada, que ainda não existe na plataforma.

Ft:Tecnologia UOL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário