quinta-feira, 15 de outubro de 2015

POLICIA FEDERAL PRENDEU O SUPERINTENDENTE ESTADUAL DO IBAMA


A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quinta-feira, em Florianópolis, o superintendente estadual do Ibama em Santa Catarina, Américo Ribeiro Tunes. Ele foi detido em sua casa, no Bairro Santa Mônica, dentro da operação Enredados, que também ocorre no Rio Grande do Sul e mais cinco Estado. Segundo informações preliminares, a ação estaria ligada a irregularidades nas concessões de pesca.
A PF cumpre 61 mandados de busca e apreensão, 19 de prisão preventiva, 26 de condução coercitiva em Florianópolis, Laguna, Itajaí, Camboriú, Bombinhas, São Paulo, Brasília, Rio Grande (RS), Angra dos Reis (RJ), Natal (RN), Belém (RN) e São Félix do Xingu (PA).
Tunes não quis falar com a imprensa ao ser preso. Antes de ser responsável pela órgão ambiental no Estado, ele foi presidente nacional do Ibama, em 2011, além de ter atuado no Ministério da Pesca. Tunes foi secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura do ministério.

Em nota, a Polícia Federal explicou que a operação foi feita para desarticular uma organização criminosa que atuava junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília e Santa Catarina, e ao Ibama, em Santa Catarina.
 De acordo com a PF, "a investigação apurou que servidores públicos,armadores de pesca, representantes sindicais e intermediários, mediante atos de corrupção, tráfico de influência e advocacia administrativa, atuavam na concessão ilegal de permissões de pesca industrial, emitidas pelo ministério".
Muitas das embarcações licenciadas irregularmente sequer possuíam os requisitos para obter a autorização. Em outros casos, eram colocados empecilhos para embarcações aptas, com o objetivo de pressionar os proprietários dos barcos para o pagamento de propina. Um dos fatos investigados envolveu o licenciamento para pesca da tainha na safra 2015. A organização criminosa chegou a cobrar 100 mil reais por embarcação para emissão de permissão de pesca, sem observância dos requisitos legais — informa a nota da PF.
A investigação teria identificado inúmeros ilícitos, desde a pesca ilegal, passando por fraudes em documentações para inserir no mercado o pescado sem origem, até a identificação de organização criminosa com ramificações no ministério e no Ibama. Dentre os produtos apreendidos, estão espécies como Tubarão Azul, Tubarão Cola-fina, Tubarão Anjo e Raia Viola. Mais de 240 toneladas de pescado capturado de forma ilegal, com preço de mercado maior que R$ 3 milhões, foram apreendidas pela PF na costa brasileira.
Fontes: Diariocatarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário