O Conselho Tutelar de Maringá renovará os membros para o período 2024-2027 em eleição no dia 1° de outubro, das 8h às 17h. Todos os eleitores maringaenses em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderão participar da escolha dos novos conselheiros. Neste ano, 26 candidatos disputam as eleições (confira em anexo a lista de candidatos). Serão disponibilizados 45 locais de votação e 85 seções diferentes com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (confira em anexo os locais de votação).
Para votar, os eleitores deverão ir até os locais de votação com documento de identidade com foto e o título de eleitor ou aplicativo e-Título. A votação não é obrigatória, mas a participação popular é fundamental para definir os representantes que atendem crianças e adolescentes em situação de violação de direitos. O Conselho Tutelar é o órgão responsável por cuidar de casos de abandono ou violência por parte de familiares. Além disso, as próprias famílias podem buscar os conselheiros com demandas por garantia de direitos e casos de conflito por guarda de filhos.
O processo de escolha dos novos conselheiros é dividido em seis etapas: inscrição dos interessados em se candidatar, habilitação das inscrições, prova escrita com habilitados, homologação das inscrições, processo de escolha pela comunidade e, ao final, a proclamação do resultado. A eleição dos membros do Conselho Tutelar de Maringá (Quadriênio 2024/2027) tem apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), com fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Ministério Público Estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário