A Secretaria da Juventude e Cidadania da Prefeitura de Maringá, com participação da Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, promove nesta quinta-feira, 27, às 10 horas, reunião com os membros do Comitê dos Imigrantes e um representante de cada organização que trabalha com imigrantes em Maringá. Em pauta, a apresentação do projeto e discussão do funcionamento do futuro Centro de Referência do Imigrante que o Município está estruturando.
“O centro é uma reivindicação das instituições que lidam com os imigrantes na cidade. O prefeito Ulisses Maia ficou sensibilizado com a solicitação e nos deu todo o apoio necessário para viabilizarmos o projeto”, explicou o secretário da Juventude e Cidadania, Emmanuel Predestin. “Os imigrantes são bem-vindos a Maringá. Mas, muitos chegam sem ter condições de local para morar ou melhores condições de sobrevivência. Precisamos dar dignidade para esta população”, enfatiza o prefeito.
Foram convidados para a reunião representantes de entidades como Cáritas, Associação de Estrangeiros de Maringá e Região, Jocum, Instituto Plural, Instituto Sendas, Instituto Abuna, Pastoral do Migrante e 2a Igreja Plesbiteriana Independente.
O Centro de Referência será um espaço de abrigo para receber imigrantes. “Faremos a triagem para analisar quem vai morar em Maringá ou está somente de passagem. Aqueles que ficam, permanecerão durante três meses para evitar a exposição das crianças nas ruas. Vamos providenciar a regularização da documentação, colaborar para que acessem o mercado de trabalho. Nosso papel é diminuir a mendicância dos imigrantes na cidade, integrá-los na sociedade e dar mais dignidade a eles”, complementa Predestin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário